Entenda as mudanças previstas para a ICP-Brasil

Diretor-executivo da ANCD, Edmar Araújo, discutiu a extinção do PJA1, entre outros temas em palestra na Certifica.


As mudanças no certificado digital A1 de Pessoa Jurídica, o PJA1, previstas para 2029, provocam dúvidas e discussões. Na Certifica, os gestores já estão preparando a equipe e a empresa para adequarem-se às alterações. E, para sanar as dúvidas, Edmar Araújo, diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) lotou o auditório da empresa em março.  

A palestra também foi transmitida para colaboradores que atuam em outras cidades e faz parte das iniciativas de qualificação contínua do time.

Confira os destaques da palestra! 

Motivos para extinção do certificado PJA1

“O Brasil é medalha de bronze em fraudes. O selo eletrônico vai adicionar camadas de segurança na identificação digital eletrônica. Além disso, existem algumas questões jurídicas do certificado digital PJA1 com necessidade de revisão. O selo eletrônico, por exemplo, não vai trazer os dados do titular. Dessa forma, estará mais alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, explicou o diretor-executivo da ANCD.

O selo eletrônico também deixará o modelo de identificação digital brasileira mais próximo dos padrões internacionais, especialmente da Europa, o que facilitará os negócios com países europeus. 

“Teremos mais agilidade com o selo e estaremos mais próximos de um padrão que precisamos nos adequar. Isso facilitará os negócios entre as empresas brasileiras e as organizações de nações europeias”, completou.  

Edmar também abordou questões mais técnicas. Fez um comparativo entre a forma de emitir o certificado digital A1 hoje e como será a partir do momento que o Selo Eletrônico for adotado. 

“O Selo Eletrônico é validado da mesma forma que o A1. Também pode ser entregue em hardware. O selo terá valor de autenticação e não trará informações do titular”, detalhou. 

Edmar Araújo: referência em certificação digital

Além de diretor-executivo da ANCD, Edmar Araújo atuou como chefe de gabinete e coordenador de comunicação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI. Também foi membro Titular do Comitê Gestor da ICP-Brasil. 

“A Certifica compete em qualidade e igualdade com grandes empresas de certificação. Eu participei como entrevistado no processo de rebranding da marca e estou sempre em contato com a empresa”, contou. 

Essa interação permite que o Time Certifica se aprofunde nas mudanças no setor e possa continuar orientando, com clareza, sua rede de parceiros.

Fale conosco

Preencha com os
seus dados

Seja parceiro

Preencha com os
seus dados