Como saber a hora de reforçar a equipe operacional da sua certificadora

Evite gargalos e garanta eficiência: entenda os sinais que mostram que é hora de fortalecer sua operação. Baixe um material exclusivo para projetar sua expansão com segurança.

A operação é o coração de uma certificadora. É ela que entrega o que foi prometido no setor comercial, garante a satisfação do cliente e sustenta a continuidade do negócio. Mas como saber se está na hora de contratar, automatizar ou reorganizar a equipe?

Esse foi o tema do bate-papo que aconteceu no programa Na Mesma Página, apresentado por Luís Souza (Gerente de Operações da Certifica) e Gustavo Mohr (COO da Certificação Digital). Se você é gestor de uma certificadora ou atua em uma, não pode deixar de conferir esse conteúdo, que está imperdível.

Assista o programa completo abaixo.

Por que avaliar o momento da sua equipe operacional?

Quando a demanda cresce e o time começa a sentir os impactos — atrasos, retrabalhos ou perda de qualidade —, é sinal de alerta. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso refletir:

  • O time está sobrecarregado?
    As entregas estão dentro do prazo e com qualidade?
  • Há aumento no volume de emissões?
  • O atendimento ao cliente mantém o padrão desejado?

Reforçar a equipe operacional não significa, necessariamente, contratar mais pessoas. Pode ser o momento de automatizar processos, realocar funções ou até de revisar o fluxo interno.

É importante fazer uma verificação constante de tudo que é feito, pois o mercado é muito dinâmico. O que faz sentido hoje na sua operação, amanhã pode não fazer mais. Se você não tem um canal de entrada organizado no seu setor operacional, você acaba trabalhando muito mais. É preciso de uma ferramenta para se organizar e ter controle. Se lá na frente você precisar tomar alguma decisão, você tem dados para determinar a ação a ser tomada e corrigir a rota da sua autoridade de registro”, destacou Gustavo Mohr.

Setores-chave que merecem atenção

Durante o programa, Luís Souza destacou os três principais setores operacionais que devem ser monitorados constantemente:

1. Suporte

É a linha de frente para resolver dúvidas, problemas e garantir uma boa experiência ao cliente. Equipes pequenas ou despreparadas aqui impactam diretamente a imagem da certificadora.

2. Central de Verificação

Trata-se de um setor estratégico e técnico. A sobrecarga nesse ponto pode gerar filas, atrasos e até perda de clientes.

3. Atendimento por Videoconferência

Com a praticidade do atendimento por videoconferência e o crescimento dos certificados em nuvem, o número de atendimentos remotos tem aumentado significativamente. Por isso, é preciso garantir fluidez, empatia e padronização nesses processos.

É importante que você sempre tenha uma atenção crítica com esses setores, que faça uma avaliação, um acompanhamento constante para que você tenha sempre uma maior eficiência”, comenta Luís Souza.

Baixe agora: Planilha de Projeção de Equipe Operacional

Para facilitar esse diagnóstico, a Certifica disponibilizou um material gratuito: uma planilha inteligente que ajuda a estimar o número ideal de colaboradores em cada setor da sua operação.

Com ela, você projeta seu crescimento com base em produtividade, volume de emissões e necessidades reais da sua AR.

O que você vai encontrar nesta edição do Na Mesma Página

O conteúdo foi direto ao ponto, com insights práticos, como:

  • Quando contratar e quando automatizar
  • Indicadores que mostram sobrecarga no time
  • Como alinhar eficiência operacional com a experiência do cliente
  • O papel estratégico da operação no crescimento sustentável da certificadora

Aqui na operação da Certifica, a gente trata o colaborador sempre em primeiro lugar. Precisamos das pessoas e fazemos uma boa gestão. Então, fornecemos treinamentos, feedbacks, fazemos o acompanhamento constante e temos esse canal de comunicação bem fluido para ter esse retorno ida e volta. Então, sempre escutamos quem está na ponta, que é quem atende o cliente, e escutamos o cliente também. São eles que vão avaliar a qualidade do serviço prestado. Além dessa gestão de operações, é preciso ter gestão de indicadores, para avaliar tempo médio, satisfação e produtividade. Tudo tem que ser medido”, frisou Luís Souza.

Além disso, Luís compartilhou sua jornada dentro da Certifica, revelando aprendizados valiosos que só quem vive a operação na prática pode oferecer. Não deixe de conferir.

Sobre o programa

O Na Mesma Página é um programa periódico da Certifica, voltado a certificadoras. A cada edição, traz temas práticos, estratégicos e aplicáveis à rotina de quem deseja escalar sua empresa com eficiência, segurança e protagonismo.

Inscreva-se no canal do Youtube da Certifica e fique atento aos próximos programas para não perder a oportunidade de estar sempre um passo à frente no seu mercado.

Fale conosco

Preencha com os
seus dados

Seja parceiro

Preencha com os
seus dados