Aceite digital: o que é, como funciona e quais são seus benefícios?

Conheça o processo eletrônico que tem revolucionado a gestão de contratos e transações online

Para empresas e usuários individuais que estão sempre buscando formas menos burocráticas e demoradas de enviar e receber documentos pela internet, o aceite digital se encaixa como uma luva. Essa solução garante que a transmissão seja ágil e simples, por meio de um ou poucos cliques.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de aceite digital, seus benefícios e as características que tornam essa solução digital única. Continue a leitura para se informar sobre todos esses pontos!

O que é o aceite digital?

O aceite digital é o processo eletrônico pelo qual as partes em uma transação ou contrato manifestam seu consentimento ou concordância.

O aceite digital agiliza e muito a operação — em alguns modelos desse processo, o usuário consegue expressar sua aprovação com um simples clique em botões como “Aprovar” ou “Aceitar”. Ou seja: é o procedimento ideal para quem valoriza simplicidade e rapidez, sem precisar gastar o dia todo para executar a ação.

Diferentemente do que ocorre com as assinaturas em papel, o aceite ocorre em plataformas online, nas quais o consentimento é registrado e armazenado digitalmente.

Além das suas principais características de funcionamento, como a rapidez e a segurança do processo, o aceite digital ainda dispensa a necessidade de documentos físicos. Isso gera economia e facilita consultas futuras.

Diferenças em relação à assinatura eletrônica

Um método que permite transmitir o seu consentimento, de maneira totalmente digital… isso parece uma assinatura eletrônica, certo? Isso significa que ela e o aceite digital significam a mesma coisa?

Não necessariamente. Embora o aceite digital e a assinatura eletrônica possam ser usados como sinônimo em alguns artigos, e tenham funcionamento parecido, na verdade eles nem sempre significam a mesma coisa.

A assinatura eletrônica é um conceito abrangente que engloba diversos métodos eletrônicos para assinar documentos. O termo pode ser utilizado para descrever desde uma simples senha até certificações digitais complexas.

Por sua vez, o aceite digital se relaciona especificamente ao ato eletrônico de concordar ou consentir com um documento, uma proposta ou transação online. Frequentemente, não há a exigência de assinatura formal — tudo pode funcionar por meio de apenas um clique, agilizando consideravelmente os processos.

Por ser um termo mais amplo, é possível dizer que a assinatura eletrônica engloba o aceite digital. Contudo, é preciso tomar cuidado antes de usar os dois termos como sinônimos, já que o aceite digital é muito diferente de uma senha ou outro método de controle de acesso, por exemplo.

Como funciona?

O aceite digital é um dos instrumentos que comprova a evolução da troca de informações via internet. Só que o mais interessante é que lidar com ele é muito simples e intuitivo. Funciona assim:

  • envio do documento — a parte que necessita do aceite envia o documento por meio de uma plataforma de assinatura digital segura. Inclusive, a escolha do meio para realizar a operação é muito importante, para manter a proteção dos dados do emissor e do destinatário;
  • acesso do destinatário — o destinatário recebe um link único e seguro para acessar o documento online;
  • revisão das informações ao abrir o link, o usuário pode ler e revisar o conteúdo do documento detalhadamente;
  • consentimento caso esteja de acordo com os termos, o usuário clica em um botão claramente identificado, como “Aceitar”, “Concordar” ou um campo similar.

Esse é um resumo do processo geral, mas há diferentes tipos de aceite digital. Portanto, os procedimentos específicos de abertura e uso podem variar ligeiramente.

Entre os tipos mais comuns de aceite digital, podemos destacar essas categorias:

  • clique para aceitar — método muito comum em termos de uso e políticas de privacidade, requer que o usuário marque uma caixa para confirmar a concordância com os termos apresentados;
  • número de código enviado por e-mail — o usuário recebe um código numérico em seu e-mail cadastrado e deve inseri-lo no sistema para confirmar o aceite. Esse método verifica a posse do e-mail, adicionando uma camada extra de segurança ao garantir que apenas quem tem acesso à caixa de entrada pode fornecer o consentimento;
  • assinatura digital utiliza criptografia para assegurar a segurança e a integridade do documento, sendo frequentemente aplicada em transações financeiras e documentos oficiais;
  • assinatura eletrônica avançada — emprega métodos de autenticação mais seguros, como o uso de cartões inteligentes ou dispositivos de hardware de segurança.

Quais são os benefícios do aceite digital?

Agora que você conheceu as principais características, chegou o momento de conhecer as principais vantagens desse método digital de consentimento. Confira!

Validade jurídica

O aceite digital possui validade jurídica, desde que esteja em conformidade com os requisitos legais vigentes. 

No Brasil, a Medida Provisória 2.200-2/2001 garante a validade jurídica de documentos eletrônicos que utilizem a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Essa validação jurídica equipara os documentos assinados digitalmente aos acordos firmados de forma manual.

Rapidez do processo

O processo de aceite digital acelera drasticamente as transações. O que antes exigia dias para ser concluído, como a coleta de múltiplas assinaturas em documentos físicos, pode ser finalizado em questão de minutos, otimizando fluxos de trabalho e reduzindo tempos de espera.

Redução dos custos

A eliminação da necessidade de papel, impressão, reconhecimento de firma e envio físico de documentos gera uma considerável economia financeira para as organizações e indivíduos. 

Outro ponto positivo é que essa prática contribui para a sustentabilidade ambiental, ao diminuir o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. Isso é muito importante para empresas que querem adotar (ou reforçar) uma postura de preservação ao meio ambiente.

Segurança do procedimento

Os sistemas digitais empregados no aceite monitoram e registram cada etapa do processo de forma detalhada e segura. 

Isso não apenas oferece um histórico completo, acessível para consulta a qualquer momento, mas também dificulta fraudes e adulterações. Desse modo, o método garante integridade e a validade jurídica dos documentos e transações. 

Além disso, muitas plataformas utilizam criptografia e outros mecanismos de segurança para proteger os dados durante todo o processo.

Facilidade de consulta das informações

Outro benefício é a facilidade de acesso e gestão aos documentos, já que será possível que ambas as partes envolvidas revisem e aceitem documentos de qualquer lugar. Basta ter um dispositivo habilitado e conectado à internet.

Agora que você entende o aceite digital, avalie como ele pode transformar seus fluxos de assinatura e economizar tempo no dia a dia.

Agora que você entende o aceite digital, avalie como ele pode transformar seus fluxos de assinatura e economizar tempo no dia a dia. Caso o seu objetivo seja trocar documentos e contratos de maneira simples e juridicamente válida, essa ferramenta não pode ser desprezada!Quer conferir mais informações sobre essa e outras ferramentas digitais? Então, aproveite para seguir a Certifica no Instagram!

Fale conosco

Preencha com os
seus dados

Seja parceiro

Preencha com os
seus dados